Dimensionamento de estruturas metálicas em subestações
As estruturas metálicas têm desempenhado um importante papel no desenvolvimento dos projetos de engenharia e o dimensionamento dessas estruturas é de extrema relevância, sendo realizado com intuito de resistir a diversas condições, sejam elas climáticas, usuais do projeto e anormais ao cotidiano. Esses fatores são de extrema importância pois o colapso de uma estrutura pode ocasionar danos ao projeto e a segurança de pessoas que transitam no local.
Para o dimensionamento das estruturas metálicas são direcionadas concordâncias entre normas nacionais (NBR 5422) e internacionais (IEC60865-1). Com essas normas, é possível elaborar memórias de cálculo que contribuam diretamente com fatores previsíveis elencados aos cálculos convencionais de dimensionamento. Dentre esses fatores, podemos citar esforços estáticos e dinâmicos, condições climáticas e peso.
Os esforços estáticos referem-se as ações das forças horizontais provenientes do esticamento dos barramentos da subestação (tais esforços também geram o efeito chamado momento). Análogos a estes, os esforços dinâmicos se caracterizam como situações anormais ao cotidiano dos barramentos (curto-circuito) onde a estrutura tende a sofrer um maior esforço com os efeitos mecânicos de um curto-circuito.
As condições climáticas também possuem grande importância no levantamento de dados para o dimensionamento, onde dados climáticos como a velocidade do vento e cálculo da pressão do vento por região são dispostos na norma NBR 5422.
A SNEF BRASIL possui uma engenharia preparada para atender as demandas dos nossos clientes, com experiência e expertise adquirida em mais de 35 anos de serviços e projetos relacionados a geração de energia que somam mais de 2 GW, distribuídos entre hidroelétricas, pequenas centrais hidroelétricas, termelétrica, parques fotovoltaicos e subestações.