Hidrogênio verde: O futuro do setor de energia

Tendo como a principal motivação ao combate as mudanças climáticas, cresce no mundo a busca de soluções que conduzam a descarbonização da economia. Nesse sentido, o hidrogênio verde (comumente chamado quando produzido por fontes renováveis), é considerado a principal alternativa, já sendo desenvolvida por diversos países.

 A seguir, é demonstrado as possíveis rotas para sua produção:

Os principais países que demonstram interesse na implantação dessa nova economia são aqueles que apresentam maior demanda energética e, por consequência, os maiores níveis de emissões de gases de efeito estufa.

O futuro para o hidrogênio demonstra ser muito promissor. De acordo com a Hydro-gen Council, espera-se que o mercado do hidrogênio verde seja responsável por cerca de 20% de toda a demanda de energia no mundo até 2050. Isso poderá gerar enormes oportunidades de investimentos, tributos, empregos e renda ao Brasil, sobretudo no Nordeste brasileiro, em função da sua competitividade na geração de energia a partir de fontes renováveis (eólicas e solares), sendo cotado como o principal insumo para a produção do hidrogênio verde.

 

A Snef vem se preparando para atender o mercado com a demanda de usinas que possam suprir o mercado.

 

Ao exemplo, uma usina de 5MW (6385 kWp), construída pela SNEF no interior do Estado de Minas Gerais, em menos de 10 anos, a energia gasta para a produção dos componentes dessa usina, se paga com a produção de energia dela, como visto no gráfico abaixo:




E se os 20 anos finais dessa usina fosse utilizado para a produção do hidrogênio verde? É nesse caminho que a SNEF conduzirá o mercado, verde e eficiente.

 

Snef Brasil possui uma engenharia preparada para atender as demandas dos nossos clientes, com experiência e expertise adquirida em mais de 35 anos de serviços e projetos relacionados a geração de energia que somam mais de 2 GW, distribuídos entre hidroelétricas, pequenas centrais hidroelétricas, termelétrica, parques fotovoltaicos e subestações.