USINAS HIDRELÉTRICAS REVERSÍVEIS (UHR)

Baseada nas usinas existentes de geração hidrelétrica tradicional, a tecnologia de armazenamento de energia das usinas hidrelétricas reversíveis (UHR) é também conhecida como armazenamento por bombeamento de água ou acumulação hidráulica que possui um espaço destacado no planejamento energético de diversos países do mundo. Este sistema de acumulação consiste no bombeamento de água desde um reservatório inferior para um reservatório superior durante períodos de pequena carga utilizando energia extra de qualquer outra fonte geradora do próprio sistema, utilizando esta água armazenada para movimentar as turbinas hidráulicas na geração de eletricidade nas horas de demanda máxima.

Segundo o IHA-2022 a “energia hidrelétrica reversível é a maior tecnologia de baterias do mundo, respondendo por mais de 94% da capacidade instalada global de armazenamento de energia, bem à frente das baterias de íon-lítio e outros tipos de baterias”. As estimativas do IHA é que a capacidade de armazenamento de energia hidrelétrica deve aumentar para cerca de 240 GW até 2030. As reversíveis são tidas como “baterias de água do mundo”.

 

A implementação de UHR no sistema de transmissão proporcionam benefícios sistêmicos relacionados à economia, segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica. Constituindo uma boa opção para garantir uma expansão econômica e sustentável do sistema elétrico, além de permitir que os operadores do sistema integrem recursos de energia renovável mais variáveis e menos flexíveis, como eólica e solar na rede. O fator determinante na análise de viabilidade econômica da UHR é a diferença entre o custo da energia gasta no bombeamento e a receita da energia gerada, conforme o gráfico a seguir.

A participação das energias renováveis na matriz energética global poderá aumentar do percentual atual de 18% para 36% em 2030. Isso acarreta desafios na operação dos sistemas de geração e distribuição de energia elétrica. A melhor solução para esta situação, segundo Faias et al. (2009), é o armazenamento do excedente de energia elétrica produzida para uso posterior aproveitando em grande demanda.