A princípio, a decisão de automatizar um processo parece ser simples. Comprar robôs e usufruir dos benefícios que a tecnologia proporciona. Porém, após a decisão, inicia-se um período muito importante para que o projeto se concretize: o período de estudo da aplicação. É nesse período que um bom integrador de sistemas, como a SNEF, se torna fundamental. Além de definir os equipamentos, protocolos e layout é hora de decidir qual técnica será aplicada.
Aplicações robotizadas expandiram o leque de possibilidades por serem equipamentos robustos, versáteis, com linguagens de programação avançadas e alta capacidade de processamento. Múltiplos picks com place único, trajetórias complexas, pick/place que podem variar de acordo com o produto selecionado, robô colaborativos trabalhando próximo/junto de pessoas ou focados em alta produtividade. Uma das técnicas que a SNEF se especializou é a de tracking. Essa técnica permite que a manipulação dos produtos seja em movimento, ou seja, sem a necessidade de parar a esteira ou de adequar o fluxo de produção.
O tracking se torna possível com a integração de três componentes: esteira monitorada por encoder, sistema de detecção (visão, sensor ou ambos) e robôs. Essa técnica possibilita a aplicação de uma célula robotizada nos mais diversos mercados como o alimentício. A SNEF, por exemplo, já aplicou o tracking em produtos in natura. A empresa, com sua expertise, tem explorado o potencial do tracking. Desenvolve drivers para os mais variados fabricantes de sistema de visão e foi a pioneira na aplicação da técnica em três esteiras com detecção mista (duas por visão e uma por sensor).
Célula robotizada para manipulação de chocolates in natura — Tracking orientado por visão, seis picks e um place estático.
Célula robotizada para manipulação de placas de macarrão in natura — Triple tracking orientado por visão e sensor.
A fim de se adequar aos mais variados processos, existem recursos que podem ser explorados:
Seleção por ID: É possível segregar os produtos e definir quais robôs os manipularão. Como exemplo, este recurso pode ser aplicado quando se tem produtos distintos na mesma célula ou duas esteiras de entrada.
Seleção por área: É possível definir qual área da esteira os robôs manipularão. Como exemplo, este recurso pode ser aplicado quando a área de manipulação é grande ou quando tem-se mais de uma fileira de produto.
ByPass: Manipulação alternada.
Como visto, o bom entendimento do processo de produção, o estudo da aplicação e a definição da melhor técnica a ser aplicada é essencial para o sucesso da automatização de um processo. A expertise do integrador é item fundamental no desenvolvimento da tecnologia necessária para conclusão do projeto. É uma tarefa complexa, porém a SNEF possui corpo técnico capacitado para desenvolver células robotizadas, dispositivos e processos sob medida para a automação dos mais variados processos de produção, garantindo eficácia, padronização e produtividade.
Estamos entusiasmados em anunciar a aquisição de novas máquinas e equipamentos para potencializar a eficiência das usinas de nossos clientes!Garantia de Conformidade e Eficiência:O comissionamento é um processo...
Com o crescente investimento em projetos e implantação de Parques Solares para diversificação de matrizes energéticas, crescem também os desafios.Devido à implantação desses...
Para evitar crimes cibernéticos, as empresas devem estruturar suas áreas de segurança da informação reforçando o monitoramento de redes e de segurança.