Projetos de drenagem em parques fotovoltaicos.

Com o crescente investimento em projetos e implantação de Parques Solares para diversificação de matrizes energéticas, crescem também os desafios.Devido à implantação desses empreendimentos serem em grandes áreas, um desses desafios é em relação a drenagem e o manejo de águas pluviais.

Dessa forma, é necessário entender a ação da água sobre o solo, o potencial erosivo de escoamento de eventos chuvosos e o impacto dentro e fora dos Parques.

Além de todo o estudo hidrológico associado à região de implantação, sua topografia e as bacias de contribuição, é de extrema importância o conhecimento das características do solo local, sendo a porcentagem de chuva que irá escoar efetivamente, uma dessas principais características a serem consideradas. É o Coeficiente de Escoamento Superficial (C), ou Runoff, que quantifica essa porcentagem (razão entre volume escoado e precipitado).

Saber o tipo do solo, sua capacidade de infiltração e se haverá ou não a camada vegetal superficial para proteção ao longo da vida útil dos Parques, são fatores essenciais para o dimensionamento dos dispositivos de captação, condução e dissipação. Quanto maior for a proteção superficial e a capacidade de infiltração do solo, menos robustos serão os dispositivos. Caso contrário, demandará uma maior complexidade no dimensionamento e na escolha dos dispositivos, tais como canais mais largos e profundo, galerias e bueiros e bacias de contenção, sedimentação e amortização:

Assim, de forma a evitar erosões, carreamento de sedimentos e danos materiais e ambientais, importantíssimo avaliar sempre o impacto técnico e financeiro do correto dimensionamento do sistema de drenagem dos Parques Fotovoltáicos.

A Snef Brasil possui uma engenharia preparada para atender as demandas dos nossos clientes, com experiência e expertise adquirida em mais de 40 anos de atividades e projetos de geração de energia que somam mais de 2 GW, distribuídos entre hidroelétricas, pequenas centrais hidroelétricas, termelétrica, parques fotovoltaicos.