STRING BOX - PROTEÇÃO PARA SEU PARQUE SOLAR

 

STRING BOX – CONTEXTO E VISÃO GERAL 

O setor de energia solar está em plena expansão no Brasil e vem se modernizando rapidamente graças aos avanços tecnológicos. A SNEF Brasil, em 2017, assinou seu primeiro contrato de fornecimento na modalidade EPC (engineering, procurement and construction) e começou a operar em energia solar fotovoltaica com sua primeira usina centralizada (100 MWp).

A empresa já desenvolveu mais de 270 MWp de projetos fotovoltaicos, desde projetos centralizados até pequenas usinas e, atualmente, ocupa uma posição de destaque no Brasil com dois grandes projetos em andamento, de mais de 300 MWp.

A SNEF Brasil conta com uma unidade fabril em Rio Claro, interior de São Paulo, para montagem de string boxes (caixas de junção) de 1000 ou 1500 VDC. As caixas são montadas de acordo com a Norma ABNT NBR IEC 60439-1/2 com ensaios realizados em laboratório nacional acreditado INMETRO.

Cada lote de string box montado pela SNEF Brasil é submetido aos testes pertinentes, como grau de proteção IP, distância de escoamento elétrico, elevação de temperatura, dentre outros. Todas as string boxes passam por testes de isolação dielétrica (Hipot) e vêm com relatórios técnico e fotográfico individuais.


O QUE É STRING BOX E COMO ELA PROJETE O PARQUE SOLAR 

String box (caixa de junção) é um equipamento de proteção que isola o sistema de produção de energia fotovoltaica, com o objetivo de impedir o risco de propagação de acidentes elétricos como os curtos-circuitos e os surtos elétricos. Basicamente a caixa possui os seguintes componentes em seu interior:

  • Fusíveis
  • Base porta fusível
  • Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS)
  • Chave seccionadora ou um disjuntor

É possível fazer o monitoramento de corrente (I), tensão (V) e temperatura (T) das caixas em tempo real, o que torna o parque solar mais eficiente uma vez que os dados de geração são monitorados por um sistema SCADA e indicam se há fusíveis queimados, placas sujas ou obstruídas etc.

 

 String box é um equipamento de proteção que isola o sistema de produção de energia fotovoltaica com o objetivo de impedir acidentes elétricos.

Foto 1. Montagem das String Boxes

 

CUIDADOS NA MONTAGEM DO STRING BOX 

Deve-se tomar cuidado com a montagem da string box: torque aplicado de forma incorreta, conexões erradas ou de má qualidade e problemas de vedação contra água e poeira da caixa estão diretamente associados ao risco de arcos elétricos e curtos-circuitos internos. Em relação aos componentes, deve-se respeitar os limites de temperatura, tensão, isolação e corrente para os quais foram projetados.

Além disso, um dos maiores problemas encontrados hoje em parques solares relacionados às string boxes é a alta temperatura de trabalho das caixas, o que é natural devido à grande irradiação solar desses parques e a alta corrente elétrica circulando nas caixas, o que também pode ser agravado por possíveis maus-contatos entre conexões.

Sabendo disso, a SNEF Brasil realiza o torqueamento de todos os parafusos e conexões, além de aplicar sua ampla experiência em projetar as string boxes com a melhor distribuição e agrupamento dos componentes visando otimizar a dissipação térmica e afastando os componentes mais sensível das áreas de maior acúmulo de calor.

 

OS MAIS ALTOS PADRÕES DE QUALIDADE

A SNEF Brasil utiliza os mecanismos de proteção mais recentes para alcançar maior segurança e vida útil longa. Todos os componentes da string box são certificados com a norma IEC 61437-2, IEC 61439-2 e partes da IEC 62093 e satisfazem as mais atuais normas de segurança.

Testes são realizados para garantir o atendimento aos padrões técnicos de qualidade e segurança. Os principais quesitos avaliados são a integridade dos módulos, os parâmetros funcionais informados pelo fabricante na placa de dados do equipamento, pois devem estar em conformidade com o projeto e demais grandezas elétricas.

 

Quer saber mais sobre nossas soluções para parques solares? Acesse Projetos Fotovoltaicos - https://www.snef.com.br/br/projetos-fotovoltaicos-2